O Projeto Viver na Incerteza pretende estudar como é que pais e restantes familiares vivem após experienciarem o desaparecimento de uma criança ou jovem da sua família.
Sendo o desaparecimento um evento muito difícil e potencialmente traumático verificamos que este tipo de problemática permanece ainda pouco compreendido, quer em termos de investigação, quer de intervenção.
Consideramos que, de modo a dar um maior apoio e fornecer recursos às famílias de crianças e jovens desaparecidos, se torna fundamental alertar e sensibilizar as instituições relevantes e a sociedade para as histórias e vivências destas famílias.
O presente estudo realiza-se na área da Psicologia Clínica e pretende contribuir para a investigação neste domínio, bem como fornecer uma base para que se desenvolvam ferramentas para que pais e familiares possam lidar com a problemática do desaparecimento. Posteriormente, pretendemos também colaborar com os profissionais desta área, fornecendo orientações para que possam intervir da melhor forma possível com estas famílias e apoiarem-nas nas suas reais necessidades.
Fases do Projeto:
Divulgação do estudo
Preparação para a implementação do projeto, divulgação do estudo aos pais e familiares de crianças e jovens desaparecidos e sensibilização da comunidade para a temática.
Recolha de dados
Realização de um estudo quantitativo através de questionário de auto-relato e de um estudo qualitativo através de entrevistas a familiares de crianças desaparecidas.
Tradução e validação para Portugal de medidas que permitam avaliar a influência do desaparecimento na vivência das famílias.
Análise e discussão final dos dados
Discussão e integração dos resultados com base na revisão da literatura. Identificação das implicações dos resultados em diferentes níveis: prevenção e apoio a familiares de crianças e jovens desaparecidos ao nível da intervenção clínica e da construção de programas comunitários e sociais; elaboração de guidelines que possam contribuir para capacitar os profissionais que lidam com esta problemática.